O Iluminado - Carta XII do Tarot (O Homem Pendurado ou o Enforcado)

Essa carta representa a Lei do Sacrifício (voluntário). Ela só traz benefícios. Essa decisão é baseada em fé e entendimento.  O entendimento de que temos um potencial infinito e conseguir melhorar constantemente.  Um exemplo é de alguém que abre mão dos finais de semanas e feriados para estudar e conseguir entrar em uma universidade federal, ou para economizar para dar a entrada na casa própria. A lei do Sacrifício está diretamente relacionada à lei da compensação, se desistimos de algo teremos outra coisa melhor e mais valiosas em troca. Ninguém pode obter suas ambições até aprender a disciplinar sua força mental e ser capaz de contolar os pensamentos. Ninguém vai ganhar algo por nada em troca.

Talvez entendamos o sacrifício como perder algo que valorizamos, mas sacrifício é ceder algo de natureza inferior (balada, viagem, etc) para receber algo de natureza superior (ingresso em uma faculdade boa ou ter sua residência sem ter que pagar aluguel para sempre). É a mesma “lei do vácuo” para atrair prosperidade. É necessário ciar espaço,  para o novo, que deseja.  Por causa de um propósito ou ideal, a pessoa tem que deixar de fazer coisas ou ter certas atividades, gastar tempo ou recursos, com a finalidade de se dedicar ao que almeja.

Os grandes atletas, médicos e cirurgiões, cientistas, atores e atrizes, cantores e musicistas, grandes personalidades, todos tiveram que sacrificr alguma coisas, atividades e lazer para chegarem lá, seguirem uma disciplina, a fim de alcançarem o nível de excelência. Os dons e habilidades inatas precisam de prática e aperfeiçoamento constante, horas de treinamento para atingir aquele nível de perfeição, dominar essa área. É necessária coragem para seguir esse caminho.

Essa disciplina é conscientemente escolhida, ardentemente desejada e pacientemente persistida. A disciplina é a habilidade é dar uma ordem a si mesmo e seguí-la. Ninguém nunca se tornou grande ou o melhor por acidente.

Essa figura que representa o Homem pendurado assemelha-se a um personagem da mitologia nórdica: Odin. Yggrasil, a árvore da vida ou o eixo do mundo, onde Odin se sacrificou por 9 dias (que representa um ciclo) para obter a sabedoria. Oferecendo seu olho e a si mesmo como sacfifício, Odin recebeu a visão das runas, símbolos mágicos do antigo alfabeto germânico.

Também há vários exemplos de sacríficos voluntários para conseguir atingir um sonho ou realizar um ideal elevado. Um astronauta, por exemplo, necessita se dedicar à centenas de horas de estudo, repetição nos simuladores, para se prepararem devidamente para entrarem na cápsula espacial.

Muitas das coisas que fazemos são controladas por hábitos (crenças e condicionamentos). É necessário trabalhar todo dia para mudar esses paradigmas (hábitos) para melhorar a vida. Sacrificar hábitos de uma natureza inferior por outros de natureza superior. É necessário disciplicar a si mesmo. Tomar a decisão interna. Escolher conscientemente a disciplina, realmente querer ser melhor. Persistir pacientemente. Como a filosofia oriental: melhorar um pouco a cada dia!